Nuad Thai Massagem

Atualizado: 13 de nov. de 2020


A História da Nuad Thai Massagem (Nuad Bo'Rarn)

A Tradicional Massagem Medicinal da Tailândia, mais conhecida como Nuad Thai Massagem, é uma das mais antigas modalidades de cura no mundo. Originária da Índia durante a existência de Buda, há mais de 2500 anos atrás, foi introduzida por um homem considerado santo, Shivago Komaphaj, um contemporâneo de Buda e seu médico pessoal assim como médico do rei da Índia.

Com a expansão do budismo para além da Índia, assim também este sistema de cura se espalhou. Cedo em seu desenvolvimento encontrou expressão no sudeste da Ásia onde, por séculos, era aplicada por monges como um elemento da medicina Thai. O povo Thai, como muitos orientais, via a doença como um sinal de desequilíbrio do corpo/mente/espírito e procuravam ajuda nos templos locais. Eles eram tratados com os quatro elementos da tradicional medicina Thai:

  • Dieta nutricional

  • Ervas (para uso interno e externo)

  • Conselhos espirituais (especialmente práticas de meditação budista)

  • Nuad Thai Massagem (que formava a estrutura básica do tratamento físico)

Enquanto sua evolução se tornou nebulosa pela passagem do tempo e ausência de material escrito, pode-se observar a grande influência do Yoga, da medicina Ayurvedica, da tradicional medicina chinesa de movimentos (que freqüentemente imitam os ásanas do yoga) e atenção aos pontos de pressão (similar as Nadis do Ayurveda e Yoga e aos meridianos da medicina chinesa).

A Tailândia está situada na rota entre a Índia e a China. Sua história e cultura , assim como sua medicina, é afetada por sua localização. Enquanto a massagem Thai demonstra ter suas raízes tanto na medicina chinesa quanto na Ayurvedica, algumas pesquisas sugerem que a terminologia utilizada está mais próxima do sistema Ayurvedico , indicando realmente uma origem proveniente da Índia. Muitos estudiosos acreditam que a Índia seja a origem da medicina chinesa também.

Portanto é possível que a Thai tenha uma grande familiaridade com a língua Indiana, particularmente devido ao fato de a tradição ter sido transmitida juntamente com os sagrados ensinos budistas.

Tradicionalmente a Thai massagem ainda mantém elementos dessa forte conexão espiritual. Os terapeutas iniciam seu dia de trabalho com uma prece ao doutor Shivago, que é recitada na original língua Pali, e são relembrados dos Quatro Divinos Estados Mentais paciência, compaixão, sabedoria e equilíbrio - ou simplesmente desejar o bem - que por fim leva ao sentimento de graça fazendo com que a pessoa encontre o equilíbrio e a equanimidade na vida.

Tradicionalmente praticada em templos budistas pelos monges especializados em manipulação corporal porem esse trabalho nos dias de hoje não se limita mais aos templos.

A medicina tradicional sofreu uma queda, tornando-se algo "under-ground" ressurgindo anos depois quando a medicina ocidental não mais foi vista como algo sempre superior ás antigas tradições. Havia indiscutivelmente um elemento folclórico em torno da massagem, que era sempre aplicada por familiares aos membros de suas próprias vilas, especialmente por as mulheres não serem admitidas nos templos e portanto não poderem receber a massagem dos monges.

Hoje em dia a Thai é praticada por toda a Tailândia, em escolas de massagem, antigos e tradicionais hospitais, nos spas dos hotéis, nas praias e praticamente em cada esquina onde haja um "empreendimento" Thai.

Alguns desses empreendimentos, especialmente em Bangkok, não são legítimos, com muitos terapeutas tendo recebido apenas o treinamento básico.

Mesmo assim outros locais oferecem tratamentos maravilhosos com verdadeiros mestres dessa fusão de alongamento, acupressão, meditação e arte curativa. Há ainda muito a ser aprendido com esses tradicionais praticantes de Thai da Tailândia.

 

A Base da Nuad Thai Massagem