top of page

A Reflexologia Tailandesa

Atualizado: 13 de nov. de 2020


“Mantenha seu coração e sua mente na direção certa

e não terá que se preocupar com seus pés.”

(Autor desconhecido)

A reflexologia é componente importante na Nuad Thai Massagem. Não se pode afirmar a origem da reflexologia, mas se sabe que os antigos povos já a praticavam.

Na Índia, textos religiosos e pinturas mostram que todas as noites antes do deus Vishnu adormecer, sua esposa Lakshimi massageava seus pés, para que a deidade pudesse ter um noite de sono tranquila e para que sua saúde fosse restabelecida. Não só a saúde de Vishnu era renovada e ampliada, mas também seu carinho e amor por Lakshimi.


A história de Vishnu e Lakshimi faz parte de um conto mitológico da Índia, porém, os arqueólogos encontraram naquele país, uma pintura de aproximadamente 4.000 anos, retratando os pés de Vishnu e neles o desenho de órgãos e pontos reflexológicos.




Desenhos sobre os pés e a massagem neles aplicada não é algo exclusivo da Índia. A massagem nos pés era praticada também no Egito e a primeira imagem histórica sobre esta intervenção para manutenção e recuperação da saúde foi encontrada na tumba do médico e sacerdote religioso Ankmahor, em Saqqara, sítio arqueológico localizado no Egito que funcionou como necrópole da antiga cidade de Mênfis, há 2500 a.C. Nele, a imagem de um terapeuta massageando mãos e pés de seu paciente.

A China também possui seu método de massagem nos pés e reflexologia tendo influenciado outros países, como o Japão. Na Tailândia, a Nuad Thai Massagem costuma começar pelos pés, dando grande atenção à sabedoria criada pela reflexologia, por serem os pés o local de encontro do corpo humano com a natureza, principal fornecedora de energia curativa.

Nos pés iniciam vários canais que percorrem o corpo, distribuindo energia vital. Esses canais são as terminações nervosas que se comunicam com o cérebro, que, assim, envia informações a órgãos relacionados aos pontos estimulados nos pés. Quando o órgão estimulado pela pressão não está sadio, o ponto reflexológico no pé costuma doer.

Ao massagear os pés, o terapeuta thai estimula a circulação da energia interna, ou vento como denomina o antigo conhecimento terapêutico tailandês, a se movimentar e percorrer todas as partes do corpo, desfazendo nódulos e contraturas, diminuindo dores e desconfortos e promovendo bem-estar e cura. Massagear os pés prolonga a vida, aumenta a imunidade, combate a depressão, evita doenças e melhora o sono.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page