YOGA

Yoga é um vocábulo em sânscrito que se origina da raiz yuj o que significa "unir, juntar, religar, é um sistema prático de auto-educação, autoconhecimento e autorrealização.

Objetivo do Yoga, seja qual for a sua linha ou tendência filosófica e ou comportamental, é atingir o Samadhi

(o despertar da Consciência). Yoga é reconhecido pela maioria das autoridades mundiais como um conjunto de técnicas psicofísicas, através das quais o praticante aprende a desenvolver a capacidade de entendimentos de suas capacidades interiores.

O Yoga é ciência e filosofia ao mesmo tempo, é um caminho de desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual. Hoje em dia sua comprovação benéfica é reconhecida em todos os meios da sociedade, utilizado em escolas, universidades e hospitais como uma técnica de autoconhecimento e fortalecimento da saúde.

Os caminhos do Yoga

São diversos os tipos de Yoga que existem e suas visões filosóficas e comportamentais diante do mundo.

Em sua mais antiga forma conhecida, o Yoga parece ter sido a prática da introspecção disciplinada, ou da concentração meditativa, associada aos rituais, e nesta forma o Yoga se apresenta nos quatro Vedas(RigVeda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda), os primeiros textos sagrados do Hinduísmo.

Os ritos védicos tinham de ser cumpridos com perfeita exatidão e exigiam a máxima concentração: por isso, os detentores do conhecimento sagrado tinham de submeter-se a uma disciplina mental rigorosa, foi essa uma das raízes do Yoga, que cerca de dois mil anos mais tarde, deu origem ao conhecimento da consciência que caracteriza os Upanishads, os ensinamentos daqueles que fizeram da meditação o meio principal para a obtenção da iluminação.

O legado yogue foi passando de mestre a discípulo por transmissão oral ate surgir os Yoga sutras, os aforismos (versos) do Yoga.

O Yoga possui varias vertentes e as principais escolas tradicionais são:

  • Raja yoga – ou Yoga Real

  • Hatha Yoga – A transformação e o fortalecimento do corpo, a escola e suas vertentes são as mais difundidas no Ocidente .

  • Jnana Yoga – O Yoga do conhecimento

  • Bhakti Yoga – O Yoga devocional

  • Karma Yoga – A Liberdade das escolhas

  • Mantra yoga – A vibração transcendental

  • Laya Yoga - O Yoga Mental, a meditação e a dissolução

  • Yoga Integral – A visão moderna

O Hatha Yoga é relativamente nova na evolução do Yoga, surgiu há pouco mais de mil anos. No ocidente surgiu em meados dos anos 20. Hoje o estilo mais difundo e praticado de todos os ramos do Yoga, com milhares de praticantes que buscam os benefícios desta pratica milenar.

Na trajetória entre a Índia medieval ao Ocidente moderno, o Hatha Yoga adaptou-se de maneira significativa nestas últimas décadas, a fim de atender às necessidades dos praticantes ocidentais.

O Hatha Yoga contemporâneo,  é representado pelos seguintes mestres:

Krishnamacharya (Sri Tirumalai Krishnamacharya) o mais influente desses adeptos, seu pai o iniciou ao yoga na idade de cinco anos, quando começou a ensinar-lhe os sutras de Patanjali e contou-lhe que sua família descendia do reverenciado yogi do século IX, Nathamuni. Krishnamacharya tornou-se Mestre de Yoga, que influenciou outros grandes nomes do yoga. como:

dos quais vieram a representar diferentes estilos de Hatha-Yoga. Krishnamacharya teve um papel importante no renascimento do Hatha Yoga nos tempos modernos.

© 2023 por Marcelo Reis - 

 Todos os direitos reservados.
É permitido a reprodução dos conteúdos deste site desde que sejam citados a fonte e o autor.

Politica de Privacidade

 

 contato@yogamarceloreis.com

Atendimentos com Thai Massagem em:

Maha Ganga - Terapias de Acolhimento

www.mahaganga.com.br

Rua Republica do Iraque, 1326 - Galeria Memorial loja 15 - Campo Belo - São Paulo