top of page

Pranayama - A saúde através da respiração.

Atualizado: 19 de jan. de 2022

Pranayama(प्राणायाम), é a união de duas palavras do sânscrito; Prana(1)(प्राण) a energia Vital e Yama(यम) o controle; Pranayama pode ser compreendido como o controle da respiração.


chakras e o corpo sutil
O Corpo Sutil

Quando nos tornamos conscientes da interiorização da prática de yoga e não dispersamos a atenção causada pelo desconforto físico dos asanas (as posturas), surge o despertar da consciência da força vital.


A prática do Pranayama consiste em energizar o corpo e a mente. O Pranayama, não é simplesmente a respiração ritmada, o movimento mecânico respiratório, e sim a consciência do despertar do corpo sutil, o fluir do Prana(1) pelas Nadis(2), os movimentos dos Vayus(3), e o despertar dos Chakras.


É a forma mais utilizada pelos yogis para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional presente (consciente ou não).


A prática de Pranayama juntamente com Dharana (concentração), estimula que a força vital do corpo bioenergético possa ser desenvolvida e conduzida. À medida que a respiração conduz a força vital a ascender pelo corpo, a atenção também sobe e vai produzindo experiências cada vez mais sutis.

Em seus processos mais elevados da prática o movimento de ascensão da energia prânica é conduzida desde a base da coluna até o alto da cabeça, mais precisamente, este caminho eleva-se de Muladhara passando por Swadhistana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajna até Sahasrara chakra os centros psicoenergéticos (os chakras - चक्र)


Patañjali define; "O Pranayama é a interrupção dos movimentos de inalação e exalação, consegue-se depois de realizado os Asanas." (Y. S., II, 49.)



A Influencia da Respiração promovido pelas técnicas de Pranayama.


Normalmente a respiração de quem não pratica yoga é arrítmica; sua variação depende das circunstâncias internas e externas, ou seja por fatores de tensão psicomental, climáticas ou geográficas. Tal irregularidade produz uma oscilação na fluidez psíquica e consequentemente a instabilidade e a dispersão da atenção. Para o Yoga, trata-se de equilibrar os movimentos respiratórios através do controle do ritmo. A respiração deve ser automática e sútil.


O Pranayama, segundo pesquisas do Department of Research on Indian Medicine, da Patanjali Research Foundation, influência a mente com a normalização ou o controle da respiração, podendo-se conseguir certo grau de firmeza e serenidade mental, boa saúde e possivelmente longevidade, auxiliando a meditação e o desabrochar de uma consciência espiritual.


A fisiologia sútil da respiração


Parte-se do princípio de que para cada estado mental e emocional corresponde um tipo de respiração.


A mente consciente se manifesta no corpo por meio do sistema nervoso córtico-espinhal, Já a mente subconsciente, por meio do sistema nervoso autônomo parassimpático, regulando os batimentos cardíacos, movimentos peristálticos, etc. Está também relacionada com o relaxamento, a paz, a tranquilidade nos níveis mais profundos da consciência.


O sistema nervoso autônomo simpático cuida da disposição orgânica repentina para situações de alarme ou de defesa, sendo também responsável pelas emoções superficiais armazenadas no subconsciente, tais como medos, angústias, preocupações, que nos levam a situações de atenção.


A respiração une o consciente ao inconsciente, estando ligados diretamente aos estados emocionais. Por exemplo, durante a raiva, a respiração é superficial, utilizando somente a parte torácica - parte alta. No relaxamento, é aprofundada com movimentos suaves e abdominais - a parte baixa.

Por intermédio da respiração também se pode alcançar níveis elevados de consciência.


Fases da respiração

As Técnicas:


Todo movimento respiratório realizado na prática de Pranayamas é realizado apenas pelas narinas. Estes movimentos contém as seguintes etapas:


  • Puraka/Inalação: tem força ativa e atrativa.

  • Rechaka/Exalação: é de movimento passivo e expressivo.

  • Antar Kumbhaka/Retenção: com os pulmões cheios: Consciência de reter ou absorver. Tende a aquecer o corpo.

  • Bahya Kumbhaka/Retenção com os pulmões vazios: desperta a consciência de entrega. Tende a esfriar o corpo.

A inspiração nutre o corpo, na retenção com os pulmões cheios, o ar é "assimilado" pelo corpo, criando calor. Na exalação, o calor é dissipado.


O ritmo da respiração

  • Respirações rápidas (hiperventilações), tendem a aquecer.

  • Respirações lentas são calmantes e tendem a esfriar.


A polaridade das narinas

  • A narina direita esquenta e estimula a energia.

  • A narina esquerda resfria e é sedativa.

 

Técnicas de Pranayamas:


São muitas as técnicas de Pranayamas, aqui duas importantes e mais usuais nas aulas de yoga.



Ujjāyī Pranayama


Ujjāyī significa “vitorioso”. Este Pranayama consiste em fazer respirações profundas com uma leve contração da glote, diminuindo a passagem do ar e com isto fazendo um leve sussurro.


  • Sentado ou em pé, numa postura estável e confortável, feche os olhos, observe o ritmo respiratório e perceba o relaxamento e estabilidade do corpo.

  • Consciência na base da garganta. imagine o ar entrando e saindo não pelas narinas, mas pela garganta. Suavemente contraia a glote e perceba um leve sussurro que esta contração produz. Perceberá também uma leve contração no abdômen. A inalação e a exalação devem ser suaves e profundas.

  • Faça a respiração completa e escute o ar passando pela garganta.

Inicie fazendo no mínimo 10 ciclos e aos poucos estendê-la até 5 minutos.


O Ujjāyī é considerado um Pranayama relaxante. Tem um efeito importante de aquecimento do corpo.


Este Pranayama pode ser praticado em pé, sentado ou deitado. É muito usado nas práticas de Asanas em alguns estilos de Hatha Yoga e no Asthanga Vinyasa Yoga, tanto como uma forma de concentrar, como de aquecer o corpo, para interiorizar a atenção e de controlar a respiração, facilitando com que ela se sintonize aos movimentos do corpo durante a transição entre as posturas.


Associar ao mantra SoHam.

  • Inalar mentalize “So”.

  • Exalar, mentalize “Ham”.


Nādī śodhana prāṇāyāma


Nādī śodhana, ou respiração alternada, é um dos Pranayamas mais conhecidos e utilizados pelos praticantes de Yoga.


  • Sentado de modo que o corpo esteja estável, firme e confortável.

  • Faça algumas respirações completas, com consciência, de maneira sútil e suave. Perceba o aquietamento do corpo e da mente, aumentando a clareza e a atenção.

  • Então, antes de iniciar o Pranayama exale todo ar. Caso o ombro canse no decorrer da prática, você pode recolher o cotovelo e sustentá-lo com a mão esquerda.

  • Inale pela narina direita (no período do nascer do sol até o pôr do sol, fechando a narina esquerda se não faça pela esquerda a inalação.

  • Feche a narina direita e exale pela esquerda.

  • Inale pela mesma narina (esquerda), e quando estiver com os pulmões cheios, troque de narina, exalando pela direita.

Assim encerra-se um ciclo completo deste Pranayama. Faça entre 10 e 20 ciclos, lembrando que a troca de narina acontece quando os pulmões estão cheios e nunca quando eles estiverem vazios.


Se você for praticar e uma das narinas ou as duas estiverem obstruídas, primeiramente faça a limpeza.


 

Os Pranayamas são muito benéficos para problemas pulmonares. Estimulam a circulação e o fluxo de energia no sistema nervoso, bem como o fogo digestivo e o sistema imunológico. Equilibrando a energia do corpo, o praṇa (energia vital), acalma a mente, equilibra as emoções e promovem a clareza mental.


 

Benefícios da Pratica de Pranayamas:


  • Controle do Estresse: Com o Pranayama, você pode relaxar – o que é muito mais benéfico do que apenas uma sensação de bem-estar. Fazer uma prática consistente pode reestruturar o seu sistema nervoso autônomo, de modo a deixar seu sistema parassimpático em equilíbrio com o seu sistema simpático

O sistema parassimpático responsável a nos conduzir a relaxar enquanto o sistema simpático é o que envolve a nossa resposta de “luta ou fuga”.


  • Auxilia na digestão: Quando trabalhamos por completo a nossa respiração – parte baixa, média e alta, cada inalar e exalar faz com que o diafragma mova para cima e para baixo de uma forma mais consciente e ritmada.

Os órgãos localizados no abdômen gentilmente se movem, fazendo com que deslizem naturalmente uns contra os outros, ocorrendo assim um massageamento interno constante estimulando estes órgãos.


  • Limpa os pulmões: Purificando os nossos pulmões, na medida em que esvazia a área inferior completamente.


  • Purifica os tecidos: A oxigenação equilibrada aumenta a velocidade que o fluido intersticial se deslocam através dos tecidos do nosso corpo, criando uma alternância, efeito de “saturar e espremer”.

Isso purifica nosso tecido, aumentando a quantidade de nutrientes absorvidos e promove o processo de limpeza do sistema linfático.


  • Pele com mais luz: Quando você pratica Pranayama, sua respiração torna-se muito mais eficaz. Isto dá ao seu corpo uma bomba extra de oxigênio, que deixa a pele com um brilho natural e saudável.


  • Reduz a depressão: Porque reduz significativamente o estresse, limpa seus sistemas internos, cria um sentido mais “conectado” de si mesmo, e traz um corpo mais saudável, também podendo reduzir a depressão.

Ao reduzir agravantes da depressão, como ansiedade e fadiga, você pode perceber uma melhora na sua saúde emocional.


  • Cria uma mente estável e controlada: A Pranayama ensina sua mente a se concentrar e traz a sua concentração de volta para a parte mais essencial de quem você é: a respiração.

Praticar regularmente Pranayama, vai mudar a forma como a sua mente pensa e reage ao mundo, uma mente estável e relaxada.



 

Gostou do conteúdo, deseja indicação de livros a respeito deste tema

Clique no botão abaixo


 

"Em todo o mundo, muitos hospitais e centros de terapias integrativas

já orientam os pacientes com câncer(4) ou depressão para a prática de Yoga, a fim de aprenderem a lidar mais facilmente com as dores crônicas e outros problemas, e os resultados observados têm sido muito convincentes. No entanto, apesar de o Yoga ser visto como um conjunto de técnicas físicas, sociais e filosóficas úteis para o campo da saúde, ainda há muitos desafios para a sua implantação efetiva no Sistema Único de Saúde - SUS do Brasil, bem como de outras técnicas com fins de aplicar a pluralidade terapêutica".


"Gestão de Corpo e Mente com Yoga: um Enfoque para Saúde,

Bem-Estar e Qualidade de Vida"

Márcia Cristina da Silva Oliveira; Fabiana Budy Winiawerb



 

1 - Prana, é a grande energia inteligente que o organismo capta do Universo e transforma em vitalidade para o organismo (ojas), O prana proveniente dos alimentos, líquidos, ar e pensamentos e metabolizado pelo fogo digestivo (agni) é transformado em estrutura orgânica e energia interna (ojas), que vitaliza a consciência, ampliando seu nível de abrangência e percepção das impressões.(Ayurveda-A ciencia da Longa Vida)

2 - Nadis, o corpo possui 72 mil canais energéticos, criando uma rede distribuída por todo o corpo energético (Pranamaya kosha), devido a sua capacidade de interpenetração, faz com que exista simultaneamente também no corpo físico.

3 - Vayu, O pranamaya kosha é composto de cinco formas diferentes(Prana, Apana, Udana, Samana e Vyana) que a energia vital assume, de acordo com seu movimento e direção no interior do corpo.

4 - Utilização das técnicas não substituem os tratamentos para pacientes com câncer. As técnicas devem ser aplicadas por pessoas tecnicamente capazes de lidar com tais enfermidades. Não é toda prática de Pranayama que é indicada para este casos.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page